Escola Municipal Monteiro Lobato
Assentamento Capão Bonito II
Professora: Cristina
Aluno(a):................................... nº .........
5º ano A- Data......./......./.......
Avaliação
Bimestral de Língua Portuguesa
Leitura e Interpretação Textual
LEITURA E ESCRITA
Atenção: Para responder às questões de
números 1 a
6, leia o texto abaixo.
Conversa fiada
Era uma vez um
homem muito velho que, por não ter muito o que fazer, ficava pescando num lago.
Era uma vez um
menino muito novo que também não tinha muito o que fazer e ficava pescando no
mesmo lago.
Um dia, os dois se encontraram, lado a lado na pescaria, e no mesmo momento, exatamente no mesmo instante, sentiram aquela puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. O menino puxou com força e precisão. O velho usou mais precisão e menos força. Quando apareceram os respectivos peixes, porém, decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo!
Um dia, os dois se encontraram, lado a lado na pescaria, e no mesmo momento, exatamente no mesmo instante, sentiram aquela puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. O menino puxou com força e precisão. O velho usou mais precisão e menos força. Quando apareceram os respectivos peixes, porém, decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo!
O velho disse
para o menino:
– Você não
pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco da vida que lhe
resta.
O menino respondeu:
O menino respondeu:
– E o que você
vai fazer com este peixe tão novo? Ele é tão pequeno... deixe que ele viva mais
um pouco!
O velho e o
menino olharam um para o outro e, sem perder tempo, jogaram os peixes no
lago.Ficaram amigos e agora, quando não têm muito o que fazer, vão até o lago,
cumprimentam os peixes e matam o tempo jogando conversa fora.
(FRATE, Diléa. Histórias para Acordar. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996)
(FRATE, Diléa. Histórias para Acordar. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996)
1. "O velho disse para o menino: .....................................
O menino respondeu:
............................................."
O menino respondeu:
............................................."
As duas frases acima, no texto,
dão
(A) continuidade ao diálogo.
(B) fim à pescaria.
(C) início de uma pescaria.
(D) motivo para briga.
(B) fim à pescaria.
(C) início de uma pescaria.
(D) motivo para briga.
2. O que quer dizer a expressão
"Conversa fiada", que dá nome a este texto?
(A) Conversa séria.
(B) Conversa importante.
(C) Conversa informal, superficial.
(D) Conversa rápida.
(B) Conversa importante.
(C) Conversa informal, superficial.
(D) Conversa rápida.
3. O texto trata
(A) do início de uma amizade.
(B) de como pescar no lago.
(C) de como jogar conversa fora.
(D) do que fazer com os peixes pescados.
(B) de como pescar no lago.
(C) de como jogar conversa fora.
(D) do que fazer com os peixes pescados.
4. Quando o velho disse
"Você não pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco de
vida que lhe resta", ele estava
(A) preocupado com a preservação dos
peixes.
(B) comparando o peixe a si próprio.
(C) protestando contra a pescaria.
(D) proibindo o menino de pescar.
(B) comparando o peixe a si próprio.
(C) protestando contra a pescaria.
(D) proibindo o menino de pescar.
5. O menino e o velho
devolveram os peixes ao lago porque
(A) os peixes eram muito pequenos.
(B) os peixes não eram da espécie que eles queriam.
(C) eles estavam praticando pesca esportiva.
(D) eles reconheceram que cada peixe merecia viver mais.
(B) os peixes não eram da espécie que eles queriam.
(C) eles estavam praticando pesca esportiva.
(D) eles reconheceram que cada peixe merecia viver mais.
6. Na frase "Quando
apareceram os respectivos peixes, porém, decepção: o peixe do menino era muito
velho e o peixe do velho era muito novo", qual a função dos dois pontos?
(A) Finalizar a frase.
(B) Introduzir uma explicação.
(C) Fazer uma pausa na frase.
(D) Destacar uma expressão.
(B) Introduzir uma explicação.
(C) Fazer uma pausa na frase.
(D) Destacar uma expressão.
Atenção: Para responder às
questões de números 7 a
11, leia o texto abaixo.
Como é a serpente peçonhenta
Há no mundo aproximadamente 2.700 espécies de serpentes conhecidas, que estão espalhadas pelos cinco continentes, ilhas e mares, desde a linha do Equador até próximo dos círculos polares. Nas regiões tropicais, o número de espécies aumenta.
No Brasil há cerca de 260 espécies, distribuídas por todo o território. Elas estão agrupadas em nove famílias, e só duas são peçonhentas.
Peçonhentos são os animais que produzem substância tóxica, veneno, e apresentam um aparato especializado para injetá-lo. Não-peçonhentos são os animais que, apesar de produzirem substância tóxica (veneno), não apresentam esse aparato.
A identificação de serpentes peçonhentas e não-peçonhentas é feita pela presença da fosseta loreal (orifício entre os olhos e a narina), associada ao tipo de dentição.
De modo geral, toda serpente com fosseta loreal e colorido vermelho, preto e branco (ou amarelado) na forma de anéis no corpo e com presas na parte anterior da boca é peçonhenta, com exceção das falsas corais que, apesar do colorido vermelho, não são peçonhentas.
(Folhinha, 20/04/2002)
Há no mundo aproximadamente 2.700 espécies de serpentes conhecidas, que estão espalhadas pelos cinco continentes, ilhas e mares, desde a linha do Equador até próximo dos círculos polares. Nas regiões tropicais, o número de espécies aumenta.
No Brasil há cerca de 260 espécies, distribuídas por todo o território. Elas estão agrupadas em nove famílias, e só duas são peçonhentas.
Peçonhentos são os animais que produzem substância tóxica, veneno, e apresentam um aparato especializado para injetá-lo. Não-peçonhentos são os animais que, apesar de produzirem substância tóxica (veneno), não apresentam esse aparato.
A identificação de serpentes peçonhentas e não-peçonhentas é feita pela presença da fosseta loreal (orifício entre os olhos e a narina), associada ao tipo de dentição.
De modo geral, toda serpente com fosseta loreal e colorido vermelho, preto e branco (ou amarelado) na forma de anéis no corpo e com presas na parte anterior da boca é peçonhenta, com exceção das falsas corais que, apesar do colorido vermelho, não são peçonhentas.
(Folhinha, 20/04/2002)
7. Segundo o texto, qual a
diferença entre cobras peçonhentas e não peçonhentas?
(A) As peçonhentas possuem um aparato
para injetar veneno e as não peçonhentas não têm.
(B) As peçonhentas são ferozes e as não peçonhentas são mansas.
(C) As peçonhentas e as não peçonhentas têm fosseta loreal.
(D) As peçonhentas não têm veneno e as não peçonhentas têm veneno.
(B) As peçonhentas são ferozes e as não peçonhentas são mansas.
(C) As peçonhentas e as não peçonhentas têm fosseta loreal.
(D) As peçonhentas não têm veneno e as não peçonhentas têm veneno.
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