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12 de abril de 2014

Tipos de Frases/ Explicação e Atividades
A entoação é um elemento muito importante da frase falada, pois nos dá uma ampla possibilidade de expressão. Dependendo de como é dita, uma frase simples como "É ela." pode indicar constatação, dúvida, surpresa, indignação, decepção, etc. Na língua escrita, os sinais de pontuação podem agir como definidores do sentido das frases.
a) FRASES INTERROGATIVAS: ocorrem quando uma pergunta é feita.
Você aceita um copo de suco?

b) FRASES IMPERATIVAS: ocorrem quando dá uma ordem ou conselho ou se faz um pedido.
Faça-o entrar no carro!
Dê-me uma ajudinha com isso!

c) FRASES NEGATIVAS: São aquelas que contém uma negação.
João não gosta de verduras.

c) FRASES EXCLAMATIVAS: são aquelas que traduzem alegria, dor, medo, admiração, surpresa...
Que prova difícil!
É uma delícia esse bolo!

d) FRASES AFIRMATIVAS: são aquelas que contém uma declaração ou afirmação
Obrigaram o rapaz a sair.
O sol está quente.

1 - Classifique as frases – afirmativa, interrogativa, exclamativa e negativa.
O Joaquim não foi a casa da tia Madalena = frase negativa.
Que bolo delicioso! .............................................................
Quando é que vai jantar? ....................................................
Já sei fazer as contas sem errar. ..........................................
É tia dela? ..............................................................
Faz a letra bem feita. .........................................................
Não coma doces demais. ...................................................
Gosta de morangos? .........................................................
Fiz os trabalhos todos. ......................................................
Maria  não fez as tarefas. .................................................
Que grande cobra! ............................................................
José disse que não vai embora. ........................................
Joga comigo no sábado?. .................................................

2) Coloque (FA) para as frases afirmativas e (FN) para as frases negativas.

a) (   ) Sempre gostei de estudar.
b) (   ) Eu tenho um blog na internet.
c) (   ) As meninas escrevem mais sobre sentimentos.
d) (   ) Não tenho outra caneta com esta cor.
e) (   ) Helena e Vitória não foram à escola.
f) (   ) Júnior é um garoto mimado.
g) (   ) Não jogarei futebol no domingo. 

3. Separe, no quadro, as palavras relacionadas abaixo, de acordo com a posição da sílaba tônica:
Apagador, acordo, sílaba, rosa, líquido, semente, quintal, homem, música, árvore, lição, cabelos, centímetros, mesmo, você, crescer, crescem, continuarão, veloz, verão, inverno, rápido, durante, dia, noite, esse, crescimento, quando, parar, cerca, eles,
oxítonas
paroxítonas
proparoxítonas









 4. Transcreva para dentro do colchete apenas a sílaba tônica das palavras abaixo:
1.[     ] alguém  
2.[    ] oração            
3.[    ] remédio          
4.[    ] córrego
5.[     ] tempo            
6.[    ] escola            
7.[    ] cansaço          
8.[    ] cajá
9.[     ] amor              
10.[    ] árvore            
11.[    ] lâmpada        
12.[    ] caju
13.[     ] canção          
14.[    ] núcleo            
15.[    ] alcançar          
16.[    ] avião
17.[     ] estudar        
18.[    ] máquina        
19.[    ] conseguiu        
20.[    ]abacaxi


  5-Acentue as palavras abaixo corretamente.
Sofas, jao, vintem, parabens. Uisque, Piaui, saude, bau.
Onibus, tatica, otica, umido. Mes, mas, ha, nos, pos (verbo).
Orfã, orgãos, vomer, uteis.

6-Acentue as palavras quando necessário:

Especie, cedo, refem. Apazigue, pessoa, maquinaria.
Espelho, sairam, almoço. Fenix, ansia, benção.
Urutu, austero, rubrica. Juriti, ariete, obus. Desaguar, flores, dispor.       



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