3º ano FILOSOFIA
LÓGICA PARA O SENSO COMUM:
Para
o senso comum a palavra lógica é usada como sinônimo de um fato, ou
uma afirmação óbvia, evidente, da qual existe certeza:
Ex:
"É lógico que
os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o
retorno ao poder econômico normal no mundo”
“É lógico que o
treinador conhece muito de futebol, mas chegou o momento de se concentrar mais
no seu trabalho diário e esquecer algumas coisas e inimigos que parecem ter
tirado o seu foco nos últimos meses.” Folha de São Paulo, 30/06/2009
ETIMOLOGIA DO TERMO LÓGICA:
No
seu sentindo etimológico, a palavra lógica deriva do termo ‘logos’ de origem
grega , significa : palavra, discurso , pensamento, razão.
DEFINIÇÃO FILOSÓFICA DE LÓGICA:
A
disciplina filosófica que se dedica ao estudo das leis, princípios e regras a
que deve obedecer o pensamento e o discurso (raciocínio/argumentação);
Estudo
dos métodos e princípios da argumentação (raciocínio);
Análise
dos raciocínios nas suas partes integrantes.
IMPORTÂNCIA DA LÓGICA:
- Ela ajuda-nos a
adquirir competências que nos permite avaliar a validade dos argumentos
que nos são apresentados, contribuindo assim para desenvolver a autonomia e o
espírito critico.
-
Ela proporciona-nos meios que possibilitam a organização coerente dos
pensamentos, desenvolvendo competências argumentativas e demonstrativas, a fim
de os podermos comunicar com rigor, coerência e inteligibilidade.
-
Ela permite-nos analisar diversos tipos de discurso, do
científico ao político, para nos certificarmos da sua validade formal
- Ela possibilita-nos a
analise de ideias, juízos, raciocínios e métodos de inferir, permitindo
representar, através de uma linguagem rigorosa, conceitos que pela subtileza
escapam a toda a toda a determinação precisa com a linguagem corrente. É por
meio desses recursos que pensamos a realidade e a podemos conhecer.
GÊNESES DA LÓGICA:
- A
história da lógica remonta ao problema filosófico criado pelos pensadores
pré-socráticos Heráclito e Parmênides;
- Procurando
explicar racionalmente a realidade, chegaram a conclusões opostas;
Heráclito (535
a.C. - 475 a.C):
“Ninguém entra no mesmo rio
uma segunda vez, pois quando isto acontece já não se é mais o mesmo. Assim como
as águas que já serão outras.”
- Somente o
devir (mudança) é real;
- O mundo é
um fluxo permanente onde nada se mantém idêntico a si mesmo, tudo se transforma
no seu contrário;
- O mundo
parece estável, mas é apenas aparência, pois tudo muda sempre sem parar;
- O dia vira
noite, o frio esquenta, o que é vivo morre, o que não existe nasce, etc...
Parmênides (530 a.C. -
460 a.C. ):
“O ser é e não
pode não ser e o não-ser não é e não pode ser de modo
algum.”
- O que
existe real e verdadeiramente é o que nunca muda;
- Tudo
permanece sempre idêntico a si mesmo;
- A mudança
é apenas aparência para os nossos sentidos, mas nosso pensamento pode
descobrir a essência imutável das coisas;
- Só podemos
pensar em algo se este sempre permanecer o mesmo.
- Heráclito (tudo
muda) ≠ Parmênides (tudo permanece idêntico).
Platão
(427-347 a.C.) e a Dialética
“(...) a alma deseja voar “de
volta para casa”, para o mundo das ideias. Ela quer se libertar do cárcere do
corpo.”
·- Para
resolver o problema posto por Heráclito e Parmênides, Platão desenvolve a teoria
das Ideias;
- Segundo
Platão, existem dois mundos (ou duas realidades):
- O Mundo
sensível: É o mundo feito de matéria, o mundo físico. Este sempre muda,
sempre se transforma (compatível com a filosofia de Heráclito);
- O mundo
inteligível (ideal): É o mundo das ideias (essências) eterno e imutável,
pois é perfeito. Nele se encontram as formas (essências, ideias) perfeitas de
tudo que existe no mundo sensível, e elas nunca se alteram (compatível com a
filosofia de Parmênides).
- Mas
como podemos saber como são as essências (ideias, formas perfeitas) se elas são
do mundo ideal e nós estamos no mundo sensível? Platão responde,
por meio da Dialética;
Mas
o que é a Dialética?
- É um
método de pensamento e linguagem;
- Consiste
em um Diálogo, onde apresentam-se opiniões contrárias e deve-se argumentar até
chegar a uma conclusão verdadeira sobre o assunto investigado;
- A
dialética é um debate, uma discussão, um diálogo sobre ideias contrárias;
- A verdade
corresponde à conclusão obtida no diálogo e que não pode mais ser refutada;
- Essa
conclusão, ou seja, a verdade resultante do debate corresponde ao mundo ideal;
- Em outras
palavras no diálogo (debate, discussão) nosso espírito (razão) se esforça para
argumentar contra as opiniões adversárias, nesse esforço acaba por trazer à
tona a verdade que já está nele, pois já foi contemplada quando nosso espírito
pertencia ao mundo ideal;
Aristóteles (384-322 a.C.) e a Lógica formal
- Aristóteles
foi o principal discípulo de Platão;
- Rejeitou a
teoria das ideias de seu mestre e por consequência rejeitou a Dialética como
método eficiente de chegar à verdade;
- Aristóteles formula a Lógica como instrumento e estudo dos raciocínios corretos (válidos), mas inicialmente era chamada de analítica, só mais tarde foi renomeada para Lógica;
- Aristóteles formula a Lógica como instrumento e estudo dos raciocínios corretos (válidos), mas inicialmente era chamada de analítica, só mais tarde foi renomeada para Lógica;
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