Seguidores

9 de agosto de 2017

SOCIÓLOGOS IMPORTANTES

Augusto Comte foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. É considerado o criador do Positivismo e da disciplina Sociologia, nasceu na cidade de Montpellier (França) em 1798.
Comte: Valoriza os fatos absolutos, certos, sensíveis (ver para crer), acredita no progresso natural dos homens e diz que a humanidade passa por três estados: Teológico (Religião), Metafísico (Filosofia) e Positivo (Ciência). Segundo ele, no estado positivo, o mais evoluído, se rejeitaria qualquer informação que não fosse absoluta e provada experimentalmente.
Principais realizações
Criou a disciplina Sociologia;
- Criou a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo;
- Idealizou o conceito político da Lei dos Três Estados;
- Fez grandes colaborações para o desenvolvimento da filosofia humanista.
Principais obras
- Opúsculos de Filosofia Social
- Curso de filosofia positiva- Discurso sobre o espírito positivo
- Discurso sobre o conjunto do Positivismo
- Sistema de política positiva - Catecismo positivista)
- Apelo aos conservadores
- Síntese subjetiva
- Correspondência
Frases
- "Muito mais do que o interesse é o orgulho que nos divide ".
-"Os céus proclamam a glória de Kepler e Newton ".
- "Conhecimento é poder."
- "Só os bons sentimentos podem vir juntos, os juros nunca forjou uma ligação duradoura. "
- "Viver para os outros é não somente um ato de dever, mas também um ato de felicidade

Karl Marx: Cria o conceito da Dialética (um ciclo histórico contínuo de "problema", "sugestão de solução" e  consequente "solução do problema"). Analisa profundamente a questão do trabalho e das classes sociais. Diz que a "superestrutura" (ideologia, moral, política, religião, leis, etc) deriva da "estrutura" (economia). Conceito de alienação (o trabalhador é dominado pelo próprio trabalho, pois não é dono do resultado final). Diz que o comunismo é solução para se obter uma vida livre e "não-alienada". Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu em 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel. Ideias marxistas - Marx foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo e envolvimento com comunismo e ataque que fazia ao sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que  cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais, por isso pregava a luta armada. Marx também participou de organizações clandestinas com operários exilados, foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica à custa do empobrecimento do proletariado. Com a colaboração de Engels, Marx escreveu também o Manifesto Comunista, onde não poupou críticas ao capitalismo. Marx faleceu na Inglaterra, em 1883, deixando muitos seguidores de seus ideais. Lênin foi um deles, e, na União Soviética, utilizou as ideias marxistas para sustentar o comunismo, que, sob sua liderança, foi renomeado para marxismo-leninismo.

Émile Durkheim nasceu na ,França, 1858. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.
Viveu numa família muito religiosa, seu pai era rabino. Porém optou por uma vida secular. Foi opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais. Formou-se em Filosofia, foi professor de pedagogia e ciência social, e estudioso de sociologia. Criou os conceitos de consciência individual e consciência coletiva (um ser distinto da consciência individual e muito mais complexo). Diz que os fatos sociais devem ser tratados como "coisas", ou seja, estudados de forma mais científica, para se superar o senso comum. Conceitos de solidariedade mecânica (sociedade simples e homogênea) e orgânica (sociedade complexa). Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
Principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim :
· Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;
· A sociedade era algo fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;
· As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;
· A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);
· Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.
Principais obras: - A divisão do trabalho social (1893)      - As regras do método sociológico (1895)            - O suicídio (1897)
- A educação moral (1902)          - As formas elementares da vida religiosa (1912)           - Lições de Sociologia (1912)

Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista. É considerado um dos fundadores da sociologia moderna. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia. Nasceu na Alemanha, 1864.Diferencia julgamento de valor (pensamento individual) e saber empírico (verdade dos fatos). Afirma que é impossível reduzir a verdade em leis, pois conceitos genéricos carecem de conteúdo. Explica sobre classes, poder e dominação, assim como a passagem do pensamento humano da magia para a ciência e religião. Para ele a Sociedade é entendida a partir do “conjunto das ações individuais”.
Ação Social= comunicação com outros indivíduos; As normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais.
Principais realizações
Estudos nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública.
- Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes.
- Prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weimar. 
Principais obras-  - A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903)      - Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921)      - Estudos de Metodologia (1922)                                        - Política como vocação
Frases
- "Regra é, antes de tudo gestão da vida cotidiana."
- "Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível." 


RESPONDA:

  1. O que significava o “ver para crer” de Augusto Comte?
  2. Quais são as três fases da humanidade, segundo Comte?
  3. Como é o estado positivo de Comte?
  4. O que é Dialética?
  5. Por que Marx diz que o trabalhador é alienado?
  6. Para Marx, como seria a sociedade comunista?
  7. Por que Marx dizia que o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana?
  8. Como Marx achava que deveria ser a luta do comunismo contra o capitalismo?
  9. Segundo Marx, que sistema econômico responsável pelas diferenças sociais?
  10. Qual o tema do livro O Capital, de Karl Marx?
  11. Segundo Marx, quem fica com o excedente originado pelo trabalho?
  12. Qual o tema do livro de Marx e Engels, O manifesto Comunista?
  13. Qual a justificativa de Durkheim para se opor á educação religiosa?
  14. Segundo Durkheim, o que cada indivíduo deve fazer para buscar uma solidariedade social e conseguir o avanço de todos?
  15. Cite as principais obras de Durkheim.
  16. Quais as Principais obras de Max Weber?
  17. Por que Émile Durkheim dizia que os fatos sociais devem ser tratados como "coisas"?

Um comentário: